Não sei você, mas quando alguém fala comigo sobre Inteligência Artificial (IA), eu momentaneamente me transporto para um filme de ficção científica do final dos anos 90. Sem antes lembrar que a IA está presente em várias coisas do meu dia a dia, que às vezes passam batido. Da Alexa que me respondeu pela manhã com a temperatura do dia aos posts patrocinados que vi passando pelo Instagram, tudo isso só foi possível por conta da IA. E, se a IA está tão presente na minha rotina facilitando o meu dia a dia, imagine o que ela pode fazer (e faz) pelo mundo dos negócios.
Então, antes de avançarmos para a IA e o seu negócio, vamos relembrar dois conceitos importantes.
Machine learning e Inteligência Artificial
Machine learning é o termo em inglês para a tecnologia que é conhecida como aprendizado de máquina. Surgiu um pouco depois da IA e se refere à capacidade de máquinas aprenderem funções para as quais não foram diretamente programadas.
Um exemplo muito notável em nosso dia a dia são as sugestões de conteúdo para assistir das plataformas de streaming. Como resultado de seu histórico, as plataformas usam do machine learning para que você tenha sugestões cada vez mais precisas de acordo com os seus gostos. Afinal serão analisados conteúdos que você deu continuidade e conteúdos que interrompeu. E, quanto mais dados receber, maior será a precisão dessas sugestões.
Além disso, é importante também lembrar que o machine learning é um braço da Inteligência Artificial. De conceito mais amplo, a IA inclui o machine learning como um de seus recursos. Nesse sentido, uma das maneiras de definir IA é dizer que refere-se a capacidade que a máquina tem de imitar capacidades da mente humana, podendo realizar funções que um ser humano realizaria.
Agora, vamos olhar para dentro do seu negócio
O BPO Financeiro precisa de organização. Afinal está lidando com diversos clientes e processos que exigem pontualidade e exatidão. Ah, e se você trabalha com finanças, mas não está tão familiarizado com o termo BPO, já falamos disso aqui.
Aposto que, muitas vezes ao longo do seu dia, você pensa que muitos processos deveriam ser mais simples. E você tem razão!
À medida que o nosso negócio cresce, aumenta-se a demanda. Supondo que você atualize duas planilhas por cliente para manter um controle de suas atividades. Se você passar a ter dez clientes, terá vinte planilhas para atualizar. É bem mais trabalhoso, certo?
Como fazer para crescer sem aumentar a quantidade de trabalho e demandas? Logo, sem sobrecarga e com tempo de qualidade?
I.A. no BPO Financeiro
Contar com a Inteligência Artificial e as habilidades de machine learning é uma ótima maneira. Aqui dentro do Nimbly, nós contamos com o Marvin! Ele é um robô carismático capaz de automatizar tarefas para os nossos clientes. Estamos sempre buscando aprimorá-lo para que fique mais inteligente. Neste ano, por exemplo, Marvin desenvolveu a habilidade de reconhecer boletos através do Telegram e também do Slack, buscando um padrão conhecido quando você digita um boleto, para facilitar o seu lançamento.
Não paramos por aqui. O nosso software de gestão de back office foi pensado para facilitar a sua vida em várias esferas. Recorda-se do exemplo da quantidade de clientes versus a quantidade de planilhas de controle que falei a pouco? Temos um jeito simples de resolver com o nosso Gerenciador de Ambientes, uma ferramenta capaz de centralizar as informações dos seus clientes numa visualização única para você.
Usando o Gerenciador de Ambientes, você tem controle dos status de pagamentos e recebimentos, da validade dos certificados digitais, além de poder monitorar a conciliação de extratos. É mais tempo livre de rotinas operacionais e mais foco em questões estratégicas.
Por fim, que tal conhecer mais sobre sobre o Nimbly?