Como criar a melhor Régua de Cobrança do mundo! |

Como criar a melhor Régua de Cobrança do mundo!

régua de cobrança é mágica: além de reduzir seu esforço, ela ainda reduz a sua inadimplência. Quer coisa melhor?! Então, bora explorar como criar a melhor régua da sua vida!

A inadimplência beira o inaceitável, não é?! Afinal, como é possível que o cliente simplesmente deixe seu boleto de lado?! Mas com o fluxo intenso de informações, empresas cada vez mais aceleradas e caixas de entrada cada vez mais poluídas, nada mais natural do que aquele e-mail do faturamento enviado no início do mês com a sua cobrança e nota fiscal passe totalmente despercebido.

E é por isso que uma régua de cobrança bem estruturada ajuda você! Com ela, o seu sistema poderá enviar lembretes (antecipados) ou cobranças (posteriores) automaticamente. Isso significa que, sem qualquer esforço adicional seu, seus clientes serão lembrados que estão em dívida com a sua empresa. Isso ajudará você a esclarecer os motivos: eventualmente eles se explicarão, eventualmente enviarão comprovantes e, na maioria dos casos, farão o pagamento pois verão que alguém está cobrando!

Uma régua “matadora”

Mas, afinal, como criar uma regra? Bem, vamos começar usando nosso conhecimento geral. O que nós queremos cobrir: 

  • Lembrar o cliente que recebeu o e-mail há tantos dias que já não lembra mais do pagamento. 
  • Reforçar a cobrança para os clientes que não usam um sistema como o Nimbly (quando você usa um sistema, você lança a cobrança assim que a recebe; não é preciso lembrar de nada, ele lembra de tudo!) 
  • Cobrar o cliente que deixou de pagar. 
  • Avisar o cliente que ele está inadimplente há alguns dias. 
  • Alertar o cliente inadimplente há muitos dias que seus serviços serão interrompidos

Com base nisso, uma sugestão de régua de cobrança é a seguinte: 

  • 2 dias antes do vencimento, um lembrete (AVISO: Seu boleto vence depois de amanhã!) 
  • No dia do vencimento, outro lembrete (IMPORTANTE: Seu boleto vence hoje!) 
  • Dois dias depois do vencimento, uma cobrança (VENCEU! Quite agora seus débitos!) 
  • 10 dias depois do vencimento, uma cobrança mais enfática (DÍVIDA ATIVA: Evite interrupções do serviço) 
  • 20 dias depois do vencimento, o aviso final (INTERRUPÇÃO: Seu serviço será interrompido por falta de pagamento) 

É importante, no corpo do e-mail, esclarecer a mensagem também, indicando exatamente quais serão as etapas. Por exemplo, no último e-mail, a mensagem poderia dizer “Seus serviços são interrompidos em caso de 30 dias de inadimplência. Não corra esse risco!”.

Configurando a régua no Nimbly

Dentro do Nimbly, é possível configurar uma régua para cada método de cobrança. Por exemplo: clientes que você cobra via Juno serão cobrados de um jeito, via cartão de crédito de outro! 

Para isso, basta criar as múltiplas regras na aba de configurações do seu sistema. O vídeo abaixo mostra como fazer isso! 

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