O formato OFX é um formato desenhado para facilitar a troca de informações entre bancos tradicionais (que não operam via APIs) e softwares como o Nimbly. Ele contém todas as movimentações que aconteceram em um determinado período, incluindo valores, datas e descrição. Para gerá-lo, você precisará do acesso ao internet banking do banco.
Fique atento também aos cuidados levantados na explicação abaixo! Um arquivo com ruídos pode estragar sua análise! 🙂
Como obter o OFX
- Abra o aplicativo Navegador Bradesco Empresas e acesse sua conta bancária. Lembre-se que você provavelmente precisará do token de segurança, portanto tenha seu celular em mãos neste momento!
- Após o acesso, clique na primeira opção do menu superior: Saldos e Extratos. Naquela página, encontre a opção Exportar Extrato em arquivo. CUIDADO: na visualização de Extrato Mensal (por exemplo), também é possível gerar um OFX. Porém, este arquivo vem com dados adicionais/ruídos e não servirá para fazer a conciliação em seu sistema.
- Na tela de exportação, certifique-se de selecionar o formato OFX e a conta correta (poupança, corrente ou investimentos). Nos campos do período, use sempre uma das 3 últimas opções: últimos 5 dias, A partir de ~ até, ou Do mês. CUIDADO: A primeira opção (Saldos, últimos lançamentos e futuros) incluirá ruídos no arquivo, o que poderá confundir o processo de conciliação!
- Finalmente clique em Exportar Arquivo. O arquivo será gerado e estará pronto para ser importado no seu software!
Por que tomar cuidado?
Quando o OFX vem com ruídos (como lançamentos futuros), ele confunde o software de conciliação. Isso porque, tecnicamente, o OFX não diferencia o que é passado do que é “previsto” – exceto pela data. Na prática, você acabará tendo linhas indesejadas que aparecerão como “efetivadas” no seu software! E não queremos isso, certo?! : )