O formato OFX é um formato desenhado para facilitar a troca de informações entre bancos tradicionais (que não operam via APIs) e softwares como o Nimbly. Ele contém todas as movimentações que aconteceram em um determinado período, incluindo valores, datas e descrição. Para gerá-lo, você precisará do acesso ao internet banking do banco – que pode ser feito via aplicativo Itaú ou mesmo via browser.
Fique atento também aos cuidados levantados na explicação abaixo! Um arquivo com ruídos pode estragar sua análise! 🙂
Como obter o OFX
- Abra o internet banking (via aplicativo Itaú ou internet banking) e acesse sua conta bancária. Depois, no menu superior Conta Corrente, acesse o item “Consultar extrato (novo)”.
- Dentro da tela, procure a opção de filtros, e selecione o período desejado – por exemplo, “data específica”, especificando as datas abaixo. Depois, clique em “salvar em OFX” no menu lateral direito.
- Ao clicar na opção, CUIDADO: selecione a opção de exportar “apenas lançamentos“. Assim, somente os lançamento serão realmente exportados!
- Pronto! O arquivo foi gerado!
Por que tomar cuidado?
Quando o OFX vem com ruídos (como lançamentos futuros ou saldos diários), ele confunde o software de conciliação. Isso porque, tecnicamente, o OFX não diferencia o que é passado do que é “previsto” – exceto pela data. Na prática, você acabará tendo linhas indesejadas que aparecerão como “efetivadas” no seu software! E não queremos isso, certo?! : )