ofx

O que é OFX? Quando é usado?

Se você está começando a ter contato com a área financeira, tesouraria ou administrativa da sua empresa, você provavelmente já ouviu a sigla “OFX”. Neste artigo, vamos explorar o que ela significa, porque ela é útil e porque você deveria entender sobre isso!

O que é OFX?

OFX é o formato de arquivo usado para exportar extratos bancários dos bancos. A sigla vem de Open Financial Exchange. A indústria de software americana o criou lá na década de 90, buscando integrar bancos às plataformas de gestão.

Quando utilizar o OFX?

O OFX é usado para conciliar softwares de gestão financeira ou contábil com as contas bancárias. Quando o software não é conectado diretamente ao banco (como o Nimbly), é o OFX que garante que os dados do software sejam reais e confiáveis.

Neste sentido, utilizamos o OFX sempre exportando do internet banking e importando no software de gestão.

Evolução do formato

Algo importante do formato OFX é que ele é um padrão bastante simples, e que não evoluiu “tanto” desde a década de 90. Isso traz implicações negativas para o dia a dia das empresas que dependem deste formato.

Dentro do arquivo, constam basicamente três informações: o valor de cada transação, a data, e uma descrição – que é um campo aberto. O arquivo não separa, por exemplo, o CPF/CNPJ do favorecido de um pagamento, sua razão social, ou algo parecido. No geral, há muita perda de informação quando este formato é usado – devido à limitação do próprio OFX.

Alternativas ao formato

A melhor alternativa para conciliar um extrato, sem dúvida nenhuma, é quando o seu software está integrado via API à própria conta bancária. Isso já é feito em softwares modernos (como o Nimbly), que integra diretamente com o banco e obtém o extrato com um ótimo nível de detalhe!

Outra alternativa é usar o formato CNAB – é o formato usado por ERPs mais antigos, por exemplo. Porém, o CNAB tem uma limitação semelhante ao OFX, não trazendo muitos dados adicionais.

Por fim, as plataformas de Open Banking (como a Pluggy) também podem fazer este trabalho, oferecendo uma API capaz de consultar alguns bancos em tempo real.

Agora que você sabe o que são estes arquivos, aprenda a exportar os extratos em cada banco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *